Todo ser humano carrega consigo uma bagagem histórica repleta de vivências que dizem respeito ao modo como nos relacionamos uns com os outros e com nós mesmos. Tal bagagem, portanto, vem carregada de experiências positivas e negativas que despertam em nós os mais variados sentimentos e impressões sobre nosso “estado de ser”.
Logo, o presente livro tem por objetivo apresentar experiências de vida de quatorze mulheres com idade, profissão, família e relacionamentos diferentes. Mulheres que veem e lidam com sua própria história, cada uma à sua maneira. Que apresentaram e apresentam condições de saúde e bem-estar variadas. Que se perderam em suas próprias histórias, que se reencontraram ou que continuam buscando se encontrar.
Mulheres com famílias estruturadas, amorosas, por ora rigorosas, exigentes e inflexíveis. Também há aquelas constituídas em uma família dotada de sofrimento, de negação, anulação, tristeza, culpa, rancor, ódio que se opõe às famílias companheiras, símbolo de compaixão e de fraterna doação ao próximo. Estas últimas tidas como apoiadoras nas batalhas da vida, impregnadas de carinho, cuidado, alegria – mesmo diante das tristezas –, fé e coragem.